Como vimos na seção como o Emacs funciona, o editor é tecnicamente um encapsulador de Macros. Iremos aprender um pouco mais pra frente como esses modos são criados e chamados em runtime; porém, existe um tipo de Macro que você usa todos os dias fora do editor, e talvez nunca tenha parado pra pensar acerca deles.
Estou me referindo às KeyBindings (combinações de teclas). Não sabe do que estou falando?:
Esses comandos são chamados de KeyBindings. São simplesmente declarações que denotam, dependendo da aplicação que, quando o usuário clicar essa tecla, e essa tecla, e aquela, faça tal coisa, como os exemplos dados a cima. Lembrando que esses que listei são exemplos, não necessariamente funcionam da mesma maneira no Emacs.
O Emacs usa esta função em praticamente todo o contexto de edição de texto. A partir deste momento, quero que se forçe a parar de usar as setas do teclado. Com o Emacs aberto, você não vai precisar mover suas mãos, NUNCA MAIS (kkk talvez precise, mas você me entendeu).
Digitar Ctrl, Alt, etc, pelo resto desse aulão seria desnecessário. Portanto, estarei utilizando a seguinte convenção de diminutivos:
Abra seu Emacs, e vamos que vamos:
O Emacs utiliza de KeyBindings semânticas, ou seja, que procuram sinalizar significado. Por exemplo, f
para forward, b
para backwards, etc.
C-f
C-b
C-p
C-n
C-a
C-e
M-g-g
M-f
M-b
M-<
M->
C-d
M-d
C-k
C-y
C-/
Seleção seria o mesmo que clicar Shift e selecionar o texto com o mouse, em algum outro editor de texto para realizar operações como, por exemplo, copiar, cortar, etc. Vale lembrar que, mesmo no modo de seleção, as Key Bindings de movimento continuam as mesmas.
C-x-h
C-Space
M-w
Existe duas maneiras principais de pesquisar no Emacs. Pesquisar para frente, e para trás do cursor. Caso você queira pesquisar por todo o documento, já que talvez não saiba se o que procura está para frente ou para trás do cursor, basta usar a KeyBinding de ir para o começo do arquivo, e então pesquisar para frente.
C-s
C-r
O Emacs possui diversas outras KeyBindings, as quais você irá aprender mais pra frente. Entretanto, até o momento, acredito que essas que listei serão o suficiente para que você começe a hackear o editor. Caso esteja curioso, basta digitar C-h-h
, e o Emacs irá te mostrar todas as KeyBindings existentes.
<a href="como-o-emacs-funciona.md">🢐 Como o Emacs funciona</a>
·
<a href="../README.md">Home</a>
·
<a href="buffers.md">Buffers 🢒</a>